Câmaras Setoriais divulgam balanço das ações do Pacto Interinstitucional pelo Desenvolvimento Econômico do Piauí
Representantes da Câmaras Setoriais do Piauí

Nessa segunda-feira (02), o primeiro balanço das ações do Pacto Interinstitucional pelo Desenvolvimento Econômico do Piauí foi apresentado durante o 4 ° Encontro Anual das Câmaras Setoriais, realizado no auditório da FIEPI.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades e empresários dos mais variados setores da economia. Na ocasião, presidentes da Câmaras Setoriais apresentaram suas propostas e os avanços obtidos em cada setor.

Para o presidente do Conselho das Câmaras Setoriais, Jefferson Campelo, o momento foi de avaliar os avanços e estudar novas estratégias. “Nós tivemos a oportunidade de, nesse primeiro momento após a entrega do pacto ao Governador Wellington Dias, trazer um balanço daquilo que foi realizado ou não para que a gente possa avançar ainda mais. Nos últimos meses tivemos vários avanços no setor do Turismo, Agronegócio e especialmente na área da Saúde, onde nós conseguimos pactuar com o Governo o cronograma de pagamentos dos serviços prestados ao Plamta, que é o IAPEP Saúde”, explica.

Durante o evento, o coordenador Estadual das Câmaras Setoriais, Sérgio Vilela, reforçou a importância do Pacto assinado para o desenvolvimento do Piauí. “O pacto é um instrumento de organização, de reivindicação e parcerias que não podemos deixar acabar. Este encontro demonstra o compromisso em trabalharmos juntos para resolvermos estes problemas. Nós vamos continuar buscando estas articulações ao longo de 2020 para que a gente possa, daqui há um ano, voltarmos aqui e apresentarmos mais ações realizadas”, afirma.

Em julho deste ano, 43 instituições assinaram o Pacto Interinstitucional pelo Desenvolvimento do Piauí. Durante o Encontro Anual, mais três instituições aderiram ao movimento: Junta Comercial do Piauí, Instituto de Águas e Esgotos e Águas de Teresina.

As 26 câmaras setoriais existentes no Estado abrangem todos os setores da economia piauiense, envolvendo representantes dos setores público e privado, com objetivo de realizar estudos, elaborar diagnósticos, apontar os problemas e indicar os caminhos para o desenvolvimento do Piauí. Um documento com as demandas prioritárias de cada câmara setorial foi elaborado, servindo como base para o pacto.